Visitamos aldeias remotas da Tailândia, do Laos, Camboja e Índia onde produzimos e descobrimos as Echarpes e Cachecóis em Seda que trazemos.

As técnicas tradicionais usadas na sua produção passaram de geração em geração e dão origem a Echarpes em Seda de rara beleza.

Cada uma das cooperativas com quem trabalhamos produz produtos com características diferentes. Umas são especializadas em designs tradicionais passados de mãe para filha, outras em designs mais arrojados ou ainda em Echarpes tingidas apenas com cores naturais.

Propriedades  da Seda:

A Seda é uma fibra natural peculiar pois, junta duas propriedades que normalmente não andam de mãos dadas!!! Tem baixa condutividade e é altamente absorvente.

A primeira propriedade, faz com que seja um material óptimo para se usar no Inverno pois, não deixa o calor gerado pelo nosso corpo escapar e a segunda, ao evitar a acumulação de transpiração sobre a nossa pele absorvendo-a, faz com que seja muito confortável no Verão e em actividades físicas intensas. Destas duas características, advém uma das qualidades mais apreciadas da Seda – confortável no Verão e quente no Inverno.

Distinguir Seda pura de Seda sintética :

Os filamentos de Seda pura quando queimados produzem cinza fina e macia, cheiram a cabelo queimado e assim que afastada a chama , deixam imediatamente de arder.

Caso tenham sido misturados com algum tipo de fibra sintética ou com algodão, os filamentos mesmo depois de afastada a chama continuam a queimar. No caso das fibras sintéticas, formam ainda uma bolinha. Para realizar este teste bastam um ou dois fios de seda.

A pureza da Seda pode ainda ser avaliada pelos seus reflexos quando iluminada. Esta, sendo uma fibra com forma de prisma triangular, reflecte a luz em vários ângulos dando origem a reflexos de cores diferentes. As sedas sintéticas reflectem sempre a mesma cor.

Instruções de limpeza e secagem

Nota importante: Antes de usar a sua Echarpe lave-a como descrito em baixo! Esta primeira lavagem vai fazer com que a sua Echarpe fique ainda mais macia e previne que, caso tenha excesso de tintos, estes passem para a sua roupa e pele.

Para manter o aspecto original da sua Echarpe de Seda deve lavá-la à mão ou a seco. Nunca a lave à máquina!

Se optar por lavá-la à mão, use água fria, não a deixe de molho e use champô de bebé bem diluído na água de lavagem (Ex: champô Johnson) pois este, tem na sua constituição proteínas e óleos essenciais que vão fortalecer as fibras de Seda. Nunca use detergentes normais ou amaciadores de roupa.

Comece por encher um recipiente com água fria limpa e mergulhe a Echarpe durante alguns minutos.  Depois, tire a Seda e junte à água um pouco de champô, misture bem e volte a colocá-la dentro de água. A Echarpe tem que ser tratada com delicadeza para não perder a sua forma original, não a esfregue, apenas faça com que a água passe por todas as zonas da Echarpe.

Se a sua echarpe largar cor, passe-a abundantemente por água e, na passagem final, junte uma colher de vinagre. Este vai fixar a cor e como é uma molécula extremamente volátil o seu cheiro desaparece rapidamente. A cor vermelha ou cores que tenham vermelho na sua composição são as mais problemáticas e têm que ser passadas por água mais vezes.

No caso de a sua Echarpe ter uma nódoa, é preferível lavá-la a seco.

Após a lavagem, não torça a sua Echarpe! Enrole-a numa toalha limpa para tirar o excesso de água e deixe-a secar numa superfície plana onde não apanhe Sol. Nunca a deixe amarrotada enquanto molhada.