Olá,

Depois de 3 semanas sem conseguirmos dar notícias aqui estamos de novo!

O Calico Museum é um museu impressionante focado principalmente nos têxteis da província do Gujarat. As visitas apenas comportam 25 pessoas e são guiadas por uma apaixonada, que explica todas as técnicas até ao mais ínfimo pormenor! Se algum dia passarem por Ahmedabad, mesmo não sendo apreciadores, aconselhamos vivamente uma visita.

Depois de Ahmedabad, rumámos a Patan para ver a família Salvi a tecer IKATS DUPLOS. Quando um dos Artesãos percebeu que gostávamos muito de têxteis, parou de tecer e esteve durante 3 horas à conversa connosco a explicar a técnica, como esta tem passado de geração em geração e os problemas de a manter viva na sociedade moderna de hoje.

A maioria dos herdeiros aprendeu a arte e mantém-na mesmo tendo tirado cursos tão diversos como Arquitectura e Medicina! O grande problema que a Família Salvi enfrenta agora é encontrar mulheres e maridos para os seus filhos pois, a maioria dos Indianos não dá grande valor a esta arte e não se querem casar com um artesão e ficar a viver numa pequena cidade. O Patriarca Salvi deixou uma pergunta no ar – “Como é que mantemos esta arte se não houver descendência?”.

Antes de partirmos, tínhamos uma surpresa à nossa espera! Uma colecção imensa de Ikats de todo o Mundo para um museu a abrir num futuro próximo. Incrível…

Depois de Patan, fomos para Kutch já apertados de tempo. Vimos algumas técnicas típicas da região (block print e batik), mas soube a pouco. Queremos voltar com mais tempo a esta zona tão rica em têxteis e técnicas.

Aqui ficam algumas fotos dos Ikats Duplos a serem tecidos…

 

  

 

 

Advertisements